As escolas estão preparadas para formar o futuro profissional criativo?

As escolas estão preparadas para formar o futuro profissional criativo?

Olhar para o passado sempre nos traz boas recordações e, principalmente, como enxergávamos o futuro. Como era a vida nos anos 60, 70, 80 e 90? 

Vamos começar com algo muito simples, algo que a maioria dos jovens não faz a mínima ideia: as fichas dos telefones públicos. A cada intervalo de tempo, havia necessidade de depositar fichas e mais fichas. E se a conversa fosse interrompida?

Quem mudava o canal na TV sem controle remoto? As crianças, claro e numa época que só havia quatro emissoras.

E as pesquisas? Não havia repositórios acadêmicos, Google Scholar, bibliotecas virtuais…

Pesquisas rápidas? Não havia Siri. Talvez isso seja muito antigo… e quanto ao ano 2000? Tínhamos Myspace em vez de Facebook, iPods em vez de iTunes e Gameboys em vez do Switch. Agora, pense em 2050. Como será a tecnologia? A tecnologia percorreu um longo caminho e temos indivíduos curiosos, inovadores e criativos que possibilitaram o acesso à tecnologia. 

Nos últimos dois anos, as habilidades criativas tiveram alta classificação nos relatórios do LinkedIn e do Fórum Econômico Mundial – apenas para citar alguns. É exatamente por isso que estudos recentes classificaram a criatividade como uma das principais habilidades necessárias no futuro. Sabemos que muitos empregos do futuro ainda serão criados como muitos desaparecerão. De acordo com o “Center for the Future of Work”, na próxima década, vários novos empregos surgirão e “se tornarão os pilares do futuro do trabalho”. É importante notar que este relatório afirma que “nossa maior qualidade como humanos é nossa curiosidade”. Da curiosidade, a compreensão e a resolução de problemas por meio da criatividade.

É por isso que é vital incutir criatividade e curiosidade nas nossas atividades acadêmicas e incutir a autonomia da aprendizagem ao longo da vida.

Em 2019, o LinkedIn “usou dados exclusivos para determinar as habilidades que as empresas mais precisam em 2019. Essas são as habilidades que seu chefe e o chefe de seu chefe consideram mais valiosas, mas têm dificuldade em encontrar – e as habilidades que mais o ajudarão a atender melhor seus clientes e clientes.” Como resultado, o Linkedin classificou a criatividade como a habilidade número 1 em 2019 e 2020.

De acordo com a análise de dados do LinkedIn, em 2019 – em plena pandemia do COVID-19 –  as empresas buscavam mais essas soft skills: 

  • Criatividade
  • Persuasão
  • Colaboração
  • Adaptabilidade
  • Gerenciamento de tempo

As habilidades sociais são as características que o tornam bom em qualquer trabalho, como habilidades de comunicação e gerenciamento. As hard skills são mais ensináveis ​​e mensuráveis. As empresas de hoje estão interessadas em encontrar pessoas que possam pensar em soluções novas e melhores, e isso requer criatividade.

O Fórum Econômico Mundial (WEF) também está acompanhando o movimento da criatividade e, desde 2016, essa habilidade está no topo. Em 2016, o WEF projetou que a criatividade alcançaria o 3º lugar na lista das 10 principais habilidades, subindo do 10º lugar em seus rankings anteriores. O relatório de 2018 previu que em 2022 continuaremos a ver a criatividade crescer em importância, apesar da pandemia.

Segundo Alvaro Machado Dias, as habilidades “humanas”, como criatividade, originalidade e iniciativa, pensamento crítico, persuasão e negociação, da mesma forma reterão ou aumentarão seu valor, assim como atenção aos detalhes, resiliência, flexibilidade e resolução de problemas complexos serão cada vez mais valorizadas. E quando se fala que IA substituirá humanos, ele discorda. Com a avalanche de novos produtos, tecnologias e formas de trabalhar, os trabalhadores terão que se tornar mais criativos para se beneficiar dessas mudanças. Robôs podem nos ajudar a chegar aonde queremos e ser mais rápidos, mas eles não podem ser tão humanos. 

Se você gostou deste assunto, assista ao TED de Álvaro Machado Dias, neurocientista e professor da Universidade Federal de São Paulo.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart