A pandemia do COVID-19 fez com que várias organizações de aprendizagem repensassem o seu papel e a formas de articular novas metodologias de ensino não presencial. Observa-se que o preconceito em relação ao EaD pode ser transformado numa possibilidade criativa para muitas instituições.
A criatividade é onipresente e uma qualidade inerente a cada indivíduo. Portanto, ninguém é mais ou menos criativo. A criatividade pode ser desenvolvida e no contexto pandêmico, muitas experiências exitosas ocorreram.
As tecnologias disponibilizadas no ensino on-line permitem e incentivam novas abordagens à criatividade no contexto da educação com padrões diferenciados de interação e outra forma de alocação de tempo.
Vamos nos lembrar que os jovens vivem neste mundo de acesso à informação, em um oceano de informações textuais e imagéticas em constante expansão. No processo criativo on-line, a interação e a colaboração são importantes para que se desenvolvam conhecimentos e habilidades. Vale também recordar que os “nativos digitais” encontram-se na quarta geração. Portanto, as redes sociais já contribuem para uma postura de investigação, cooperação, conexão, integração, análise e síntese… e o mais interessante: nem sempre o jovem tem consciência que ele está operando tudo isso, pois o prazer da ação neste universo supera a rigidez de muitos modelos acadêmicos.
A criatividade é necessária para atingir este objetivo, ou seja, os novos nativos digitais lidam com o tempo e a informação de forma totalmente distinta de gerações próximas a eles. A solução de problemas se torna “um desafio”, característica marcante deste grupo. Esta geração é facilmente encantada por dinâmicas e técnicas interativas que superam o giz e a lousa. Os problemas então são resolvidos de maneira autoral e com soluções muito criativas. As possibilidades são abundantes para mudar os paradigmas na educação superior. É importante aproveitar as oportunidades do dinamismo e energia destes jovens, valorizar as suas capacidades tecnológicas e incentivá-los de forma criativa na resolução de problemas… ou desafios.